Quanto custa abrir uma empresa?

Se você tem vontade de empreender, com certeza já deve ter se perguntado quanto isso vai custar, não é? E para esclarecer esta dúvida e te ajudar a dar o pontapé inicial no seu negócio, neste artigo, vamos abordar os principais gastos com a abertura de empresas, e desvendar quanto custa manter seu negócio funcionando no Brasil hoje. Confira!





A importância do dimensionamento dos custos
O planejamento financeiro está entre os principais passos para quem quer investir em um negócio próprio e obter sucesso no mercado. Por isso, considerar os investimentos que você terá que fazer para iniciar as atividades da sua empresa é fundamental.

Em geral, existem alguns custos específicos, como licenças e documentos, que são obrigatórios para legalizar sua empresa, são eles:

  • Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE);
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  • Junta Comercial;
  • Certificado Digital;
  • CNPJ (cujo valor varia de Estado para Estado).



Além disso, gastos com aluguel, água, luz, Internet, equipamentos, entre outros, também devem ser colocados no papel e calculados previamente. Assim, você terá um controle maior sobre seus gastos iniciais, saberá onde e quanto investir, evitando imprevistos financeiros diversos.

Gastos mensais para manter sua empresa funcionando
Mais do que abrir um negócio, a arte de empreender está em conseguir desenvolver uma boa gestão e manter sua empresa funcionando de forma saudável. Para isso, como vimos anteriormente, é preciso planejamento e foco. Afinal, os resultados não aparecem do dia para a noite.

Mensalmente, além dos gastos fixos com luz, aluguel etc., você também precisa cumprir com suas obrigações legais, através do pagamento de impostos. Caso contrário, seu CNPJ fica sujeito a multas e sanções, que podem prejudicar sua reputação no mercado e até mesmo impossibilitar o exercício das suas atividades. Vale lembrar que a carga tributária varia de acordo com as características de cada empresa, como, por exemplo, o regime tributário escolhido.


Invista em uma boa assessoria empresarial
Agora que você já tem uma ideia de quais gastos terá ao abrir sua empresa, deve estar se perguntando como administrar tudo isso da forma correta. E a resposta é simples: tenha uma boa assessoria empresarial.

Contar com uma empresa especializada em gestão de empresas pode fazer toda a diferença no dia a dia do seu negócio. Afinal, da administração à contabilidade, são inúmeros os trâmites envolvidos e as chances de algo não sair como planejado. Nesse sentido, a orientação de um especialista pode tornar tudo mais fácil, seja no momento da abertura do CNPJ, na escolha de um regime tributário vantajoso, ou ainda, na organização dos seus documentos.

E a Real tem tudo que sua empresa precisa para melhorar a realidade e se diferenciar no mercado. Através da gestão empresarial, financeira, fiscal, contábil e DP, atuamos com análises estratégicas fundamentadas e projetos personalizados, visando o desenvolvimento do seu negócio de forma descomplicada, para que você tenha mais tempo livre para fazer planos.

Na Real, você planeja e a gente te ajuda a realizar o seu futuro. Entre em contato para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *